Que tal dar um novo destino para o seu IR? Saiba que é possível realizar a doação do imposto de renda de uma maneira fácil!
Você pode mudar vidas de crianças, adolescentes e idosos realizando essa ação e, o que seria um gasto para você, se transforma em um ato nobre.
De acordo com a legislação brasileira, você pode ajudar uma instituição beneficente doando até 6% do imposto devido no momento de entregar a sua declaração.
Para isso, é necessário que a sua opção de tributação seja do modelo completo.
Então, em vez de entregar totalmente o seu dinheiro para o governo, você poderá contribuir para ONGs, sem precisar pagar mais nada por isso!
O dinheiro que seria direcionado para o pagamento do imposto de renda vai para fundos federais, estaduais ou municipais e, a partir daí, são repassados para as instituições cadastradas.
Para que o dinheiro chegue ao destino desejado por você, é necessário informar qual é a instituição.
Vamos ajudar você com os procedimentos que devem ser realizados para doar parte do seu IR e trouxemos também alguns mitos e verdades sobre essa ação.
Você não vai querer perder esse conteúdo super legal, não é mesmo?
Então, fique aqui com a gente!
Como doar parte do seu imposto de renda?
Qualquer cidadão que tenha que pagar ou restituir imposto de renda pode realizar a doação de maneira fácil e sem custo nenhum.
Se você tiver que pagar o imposto de renda, o valor a ser doado para a instituição escolhida será subtraído da quantia a ser paga.
Por outro lado, se a sua situação for restituir o imposto de renda, o valor doado será somado à restituição que ele tem a receber e é corrigido pela Taxa Selic.
Para realizar a doação, é necessário inserir as informações na declaração do doador, nos campos “Doações Efetuadas” ou “Doações Diretamente na Declaração”.
Preenchendo as fichas, será gerado um DARF para pagamento do valor que se quer doar.
Procedimento de doação
Como citamos anteriormente, você pode realizar a doação na própria declaração, podendo doar até 3% do imposto devido para fundos ligados ao Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e mais 3% para fundos de apoio aos Conselhos do Idoso.
Essa possibilidade só existe caso a sua situação seja o modelo completo de tributação. No modelo simplificado não é possível abater a doação do imposto a pagar.
Se você faz parte do grupo de pessoas ou empresas que estão no primeiro caso, para fazer a doação, siga os passos abaixo:
- Localize a ficha “Doações diretamente na declaração” no menu do lado esquerdo da tela do programa de preenchimento do IR 2023.
- Clique em “Novo”.
- Escolha a aba “Criança e adolescente” se desejar fazer doações a fundos do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).
- Ou selecione a aba “Idoso” para doar para fundos do Conselho do Idoso.
- Em seguida, selecione o “tipo de fundo”, que pode ser “Nacional”, “Estadual” ou “Municipal”. Se for municipal, selecione Estado e Município.
- O campo “CNPJ” será preenchido automaticamente quando você escolher o tipo de fundo responsável por captar recursos do ECA ou do Conselho do Idoso.
- Pronto, agora é só confirmar a sua doação!
- Em seguida, preencha o “valor” desejado para doação. No lado direito da ficha há o campo “Valor disponível para doação” que considera o limite de 3% para doações ao ECA e de 3% para doações ao Conselho do Idoso.
- Clique em “OK” para concluir o preenchimento da ficha.
- Repita o processo acima se for doar para fundos diferentes ou para grupos diferentes
Viu como é fácil?
Mitos e verdades sobre a doação de Imposto de Renda
Muitas pessoas deixam de realizar a doação do imposto de renda por não conhecer direito o procedimento ou por acreditar em alguns mitos que dizem por aí.
Não deixe que a desinformação não permita que você mude vidas de pessoas que realmente precisam da sua doação.
Veja aqui alguns mitos e verdades sobre a doação do imposto de renda:
Pessoas físicas e jurídicas podem doar?
Verdade. Pessoas físicas podem doar até 6% do imposto se fizerem as contribuições ao longo do ano.
Se a doação ocorrer no momento da declaração, essa porcentagem se limita a 3%.
Pessoas jurídicas realizam a doação do imposto de renda diretamente nos fundos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e, nesse caso, o valor corresponde a 1% do IR a ser pago à Receita Federal.
Os valores doados são considerados abatimento no imposto de renda?
Verdade. Tanto para pessoa física quanto para pessoa jurídica, esses valores são considerados como abatimentos no IR.
É muito complicado fazer a doação via IR
Mito. Desde 2013 as contribuições podem ser feitas diretamente no programa de declaração do imposto de renda.
Como explicamos anteriormente, basta preencher a ficha “Doações Diretamente na Declaração — ECA” e escolher o tipo de fundo que receberá a quantia.
Após calcular o valor da doação, é preciso imprimir a Documento de Arrecadação da Receita Federal (DARF) e realizar o pagamento até a data limite de envio do IR.
Não se esqueça de comunicar a instituição beneficiada sobre a doação. Você pode informar via e-mail enviando o comprovante de pagamento do DARF.
A doação de Imposto de Renda só pode ser feita durante a declaração
Mito. Você pode fazer doações ao longo do ano e no momento da declaração informar a ação no campo “Doações Efetuadas”.
Neste campo você registra o nome do beneficiário, CNPJ ou CPF, código de doação e valor.
Baseado nessas informações, a Receita Federal calcula automaticamente os limites de dedução, conforme imposto devido do contribuinte.
Se as suas contribuições ocorrerem no decorrer do ano, é necessário que você guarde todos os comprovantes de depósito, caso seja necessário comprovar as doações.
Qualquer ONG pode receber a doação via IR
Mito. Somente as instituições registradas no Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente podem receber a doação via imposto de renda.
Para escolher qual ONG ajudar com a doação do seu IR na declaração ou ao longo do ano, procure saber se ela atende a essa exigência, quais são seus projetos e que causa defende.
Essas informações foram úteis para você? Encontre mais conteúdos sobre Direito nas mais diversas temáticas explorando nossos artigos!
Se você precisa de ajuda para declarar o seu IR, entre em contato com o escritório DPLC, temos uma equipe pronta para atender e orientar você!
Solicite uma consulta no WhatsApp agora mesmo