Cada vez mais a justiça busca encontrar nas soluções tecnológicas um novo caminho de aprimoramento do trabalho. Por exemplo, recentemente divulgou-se que o judiciário analisa utilizar Chat GPT, que é uma ferramenta que ajuda na redação de textos e documentos. Aqui, o grande interesse é agilizar processos que são repetitivos e básicos. 

Trata-se de mais uma iniciativa que visa incluir uma tecnologia recente no trabalho dos profissionais do direito. Essa inclusão já conseguiu fazer com que a prática do direito se mantenha atual dentro do contexto de sociedade. Afinal, é preciso manter o diálogo com a contemporaneidade e com as suas demandas. 

No caso, a ideia parte do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais após um mecanismo de Inteligência Artificial (IA) ser apresentado ao seu presidente, o desembargador José Arthur de Carvalho. Esse mecanismo recebeu o nome de Sistema Assistente Virtual de Inteligência Artificial, ou SAVIA.

A SAVIA possui clara inspiração no Chat GPT, que é um serviço de IA que revolucionou a tarefa de escrever textos a partir de informações pré-estabelecidas. Por enquanto, a ferramenta ainda está sob teste, e o TJMG ainda não definiu quando poderá afirmar que os resultados do período de análise estarão disponíveis. 

Nos últimos tempos, foi possível acompanhar a introdução gradual das novas tecnologias no mundo do Direito e os resultados têm sido impressionantes. Por isso, nós da Duarte D’ Paula Advogados conseguimos relacionar o bom exercício do Direito com a tecnologia.

Assim, nossos clientes podem experimentar melhor atendimento e uma experiência de assistência jurídica ágil e completa. Para saber mais sobre o nosso trabalho e conhecer nosso escritório, acesse o nosso site!

Afinal, o que é Chat GPT?

O Chat GPT talvez seja o que há de mais recente em tecnologia, tanto que é pauta de diversos estudos ao redor do mundo, o que demonstra o potencial da ferramenta. No caso, a sigla vem de Generative Pre-Training Transformer, e parte da ideia de construir textos a partir de conteúdos disponíveis na internet. 

De certa forma, é uma evolução daquele sistema de Chat interativo e automático que a maioria já conhece. No entanto, ao invés de ter respostas programadas para perguntas específicas,  Chat GPT consegue elaborar textos grandes e complexos para qualquer questionamento. Para isso, utiliza-se textos da internet. 

Entretanto, não ache que esse Chat apenas pode ser utilizado para responder perguntas. Atualmente, já é possível escrever textos, redações e até mesmo compor músicas apenas fornecendo diretrizes básicas ao Chat GPT. Claramente, esse uso traz uma série de implicações para o uso cotidiano, já que coloca em cheque a questão da autoria de um texto. 

Assim, há quem defenda que esse mecanismo não pode ser utilizado, enquanto outros veem aí um potencial de aperfeiçoamento do trabalho. De qualquer forma, não podemos negar que exista no Chat GPT uma grande revolução no mundo, num passo importante de integração das tecnologias às demandas muito específicas do ser humano. 

Essa tecnologia surge a partir da empresa Open IA, que nos últimos anos seguiu em estudos no que diz respeito ao aprimoramento dos instrumentos da Inteligência Artificial. Uma das grandes vantagens do Chat GPT é a sua capacidade de aprendizado a partir do uso da tecnologia. 

Isso significa que cada vez que alguém utiliza o Chat GPT, corrige informações e refaz textos, a tecnologia aprende e estabelece os seus parâmetros. Desse modo, o resultado passa a ser cada vez mais completo de acordo com o tempo de uso. 

Como o Chat GPT pode ajudar o judiciário

Talvez a grande questão atualmente seja como utilizar de forma correta o Chat GPT para os objetivos e demandas da sociedade, como é no caso do judiciário. Nisso, o estudo do Tribunal de Justiça de Minas Gerais pode ser um ótimo momento de abertura para a compreensão do uso dessa tecnologia no exercício do Direito. 

Segundo anúncio do TJMG, o objetivo primordial é o uso da SABVIA para desenvolver algumas atividades administrativas que são repetitivas e genéricos no dia a dia do tribunal. Mais especificamente, a tecnologia poderá ajudar em uma das tarefas mais comuns do profissional de direito: a produção de textos.

Quem trabalha na área sabe que a redação de textos e documentos faz parte da rotina cotidiana em escritórios, tribunais e outras instituições. 

Nesse sentido, o Chat GPT pode ser muito útil na tentativa de agilizar essa tarefa numa busca da agilidade na entrega dos serviços. No caso da análise do TJMG, a experimentação irá abranger a redação de e-mails, resoluções, portarias e outros textos de qualquer natureza que os profissionais precisam redigir. 

Isso não significa que o profissional não irá participar da redação dos textos, uma vez que cada um deverá analisar os erros e o resultado em geral do que o software entregou. Assim, a expectativa será agilizar esses processos que são mais repetitivos para que o profissional tenha mais tempo para agir sobre questões que são imprescindíveis a ele. 

Afinal, o excesso de demanda e a grande quantidade de procedimentos pode tornar o exercício da justiça um pouco lento. Por isso, nós da Duarte D’ Paula Advogados acreditamos no exercício do direito junto às novas tecnologias para melhor atender às necessidades dos clientes. Assim, nos tornamos referência pela qualidade e agilidade do serviço. Para saber mais sobre nosso trabalho, acesse nosso site!

Conclusão

Certamente, ainda há muito o que se discutir no que diz respeito ao uso de novas tecnologias no exercício do Direito. No entanto, as últimas experiências nos levam a crer que sempre existe uma forma de inserir o que há de mais recente em tecnologia para aprimorar o judiciário.

Nesse sentido, é muito importante o desenvolvimento de novas experiências, como essa do TJMG, para analisar como é possível tornar a justiça mais ágil. Até então, sabemos que o Chat GPT e suas variações fornecem uma série de implicações ao uso, mas também representam o potencial de uma nova era tecnológica. 

Portanto, é preciso testá-la para conferir se é possível que os parâmetros da tecnologia consigam dialogar com as necessidades do Direito. Ademais, a SAVIA ainda está em processo embrionário e não há data para o uso efetivo, já que essa ferramenta ainda não foi disponibilizada pela Open AI. 

Ainda assim, as expectativas para a análise desse mecanismo são muitas, já que se trata de uma das maiores revoluções tecnológicas da história da humanidade. Nesse sentido, resta-nos esperar pelos resultados dos estudos recentes.