Nos últimos anos um termo passou a figurar nos meios de comunicação e se tornou a principal preocupação dos empreendedores: ESG. O conceito, está relacionado à adoção de práticas ambientalmente e socialmente responsáveis, também se aplicam aos negócios, é o chamado ESG nas empresas, por meio das práticas de governança.

Com as novas demandas globais por desenvolvimento sustentável, inclusão e redução do número de corrupção em empresas, com maior participação feminina, o termo ESG ganhou força também no mundo dos investimentos, ao disponibilizar fundos específicos voltados a negócios com foco em ESG.

Para entender melhor o que é essa sigla, responsável pela transformação de negócios, práticas empresariais e investimentos, continue a leitura e saiba como os parâmetros ESG podem beneficiar o seu negócio.

O que é ESG?

A sigla ESG se refere a Environmental, Social and Governance ou Meio Ambiente, Social e Governança, em português. Atualmente, esse termo, que surgiu em 2004 a partir de um questionamento do então secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan, a CEOs do mercado financeiro.

Hoje, esse termo quer dizer quais são os conjuntos de práticas e recomendações a serem adotadas pelas empresas para atuar a partir de bons parâmetros ambientais, sociais e de governança, com o objetivo de impactar a sociedade positivamente.

O acrônimo ESG está mais voltado para empresas, porque é por meio dos negócios que a sociedade se desenvolve. Dessa forma, adotar ESG nas empresas revela preocupação com o mercado, consumidores, investidores e toda a cadeia envolvida nos negócios.

Quais são os princípios da sigla ESG?

Além de ser responsável pela geração de valor financeiro e econômico para as empresas e de influenciar o processo de tomadas de decisões de CEOs e grandes operadores do mercado financeiro, os parâmetros de Meio Ambiente, Social e Governança também são princípios.

Por ser orientado a partir de três conceitos básicos, a análise de uma empresa passa a ser medida não apenas pelo lucro, mas a partir do seu propósito de mercado. Sustentabilidade, inclusão e condutas éticas de governança estão entre os princípios ESG. A seguir, confira cada um em detalhes:

E – Environmental ou Meio Ambiente

O parâmetro Meio Ambiente da sigla ESG analisa algumas práticas adotadas por empresas, como:

S – Social

A letra S, de Social, se refere ao relacionamento da empresa com os colaboradores, consumidores e sociedade. Veja exemplos:

Assim, dentro da empresa algumas perguntas podem ser feitas para analisar o relacionamento do funcionário e seu contentamento, como benefícios, vantagens e salários, bem como relação da empresa com banimento do trabalho infantil e adoção de trabalho escravo.

G – Governance ou Governança

Por último, a letra G, está intimamente relacionada à parte administrativa da empresa e a gestão do negócio pelos encarregados de tomar decisões, como diretores e gestores. Por exemplo:

As três letras da sigla são importantes, mas o eixo voltado à governança merece destaque em virtude da sua capacidade de influenciar os outros parâmetros. 

Afinal, se a empresa não consegue definir códigos de conduta atualizados, canal para recebimento de denúncias e o devido tratamento das ocorrências, como vai estruturar o cuidado do indicador social e de meio ambiente?

Principais vantagens de uma empresa ESG

O conceito está intimamente ligado a uma noção de sustentabilidade. No entanto, a adoção de práticas ESG por empresas representa a busca pela superação de desafios que atingem toda sociedade. Dessa forma, os parâmetros ESG estão ligados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS).

E essa é a primeira vantagem de adotar os parâmetros ESG: a validação social da empresa como agente ativa na busca pela redução de desigualdades, danos ambientais e estímulos a práticas de governança corretas. No ambiente de negócios passa a ser vista como uma boa opção para investimentos.

Além da reputação ou visibilidade da empresa, que atrai funcionários qualificados para integrar o time de uma organização que busca mitigar os danos de sua atuação, há outras vantagens associadas à adoção dos parâmetros ESG:

O benefício para as empresas que adotam os critérios ESG são inúmeros, porque boa parte deles visa as relações de longo prazo. Assim, atração e manutenção de clientes, retenção dos melhores talentos, geração de novas receitas e atração de investimentos de longo prazo estão entre as vantagens.

No que se refere à opinião pública, consumidores se sentem mais engajados com marcas socialmente responsáveis, e atualmente eles são importantes formadores de opinião. Do mesmo modo, o relacionamento com os stakeholders e a comunidade também é impactado positivamente.

Para se tornar uma empresa ESG, primeiramente, é fundamental aderir ao Pacto Global da ONU e estar incluída nos índices do mercado financeiro voltados a empresas ESG, como o Índice de Sustentabilidade da B3.

Se a sua empresa ainda é pequena, não há problema. O importante é aderir práticas responsáveis para atração de público e investimentos de longo prazo com afinidade aos critérios da sigla.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é ESG e como a adoção de práticas social e ambientalmente responsáveis podem beneficiar o seu negócio, não deixe de buscar ajuda qualificada para contribuir com a mudança de política da empresa.

Na área de governança, adotar políticas de compliance com a ajuda de advogados especializados pode se tornar mais fácil e reduz a possibilidade dos entraves jurídicos com investidores e acionistas.

Em nosso site, você pode agendar uma conversa com um time especializado de advogados empresariais para saber quais passos adotar na hora de tornar a sua empresa ESG. 

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